O que esperar do mercado imobiliário para o pós pandemia.

Após o auge da pandemia e a crise que se segue, com inflação alta em todo o mundo, o que podemos esperar nos próximos anos no mercado imobiliário aqui no Brasil?

Efeito Platô ou Bolha Imobiliária?
Muitos acompanharam de perto o efeito conhecido como Bolha Imobiliária em 2008 nos EUA, que alavancou os preços de todos os tipos de imóveis, ficando muitas vezes fora do alcance de boa parte das pessoas de classe B e C. Como resultado, a procura por imóveis locados registrou índices históricos.

Em comparação, os dias atuais diferem-se totalmente da Bolha Imobiliária, visto que houve um incremento na renda das pessoas, em especial para o público classe A. Já para o público de classe média, incentivos governamentais viabilizaram a compra através de financiamentos e subsídios.

Desta forma, considera-se um momento em que vivemos o chamado Efeito Platô, onde o crescimento das compras está refletindo na formulação de preço, sendo a regra de oferta x demanda.

Crescimento nos próximos anos?
O cenário mostra uma infinidade de novos empreendimentos para atender a crescente demanda. Mesmo com aumento da Selic, que impacta diretamente nas taxas de financiamentos, para especialistas em mercado imobiliário o crescimento deve continuar nos próximos anos. Mas atenção: seja você um corretor, um dono de imobiliária, alguém que queira investir de forma segura, ou quem esteja pensando na aquisição da sua casa própria a dica é sempre estudar bem o mercado para a tomada das melhores decisões e a descoberta das melhores oportunidades.

Esse artigo foi útil? Avalie!