Qual a melhor garantia locatícia?

O processo de locação de um imóvel pode ser muito rápido. Uma vez definido o imóvel o inquilino pode pegar as chaves em 24 horas, mas nesse meio tempo ele precisa de resposta para uma pergunta: qual a melhor garantia locatícia ?

 

Até porque boa parte dessa velocidade na entrega das chaves está relacionada ao alinhamento entre inquilino, proprietário e imobiliária nos termos do contrato, incluindo então qual será a garantia vigente.

 

Para tentar dar uma resposta a este questionamento, a Sigafy montou este conteúdo, visando apresentar as garantias locatícias e dar um veredicto de qual a melhor garantia locatícia.

 

A importância da Garantia Locatícia

 

Vamos do início: por que ter uma garantia locatícia? Esse item está presente em todos os contratos de locação imobiliária desde 1991, ano em que foi assinada e publicada a Lei do Inquilinato.

 

Essa lei surgiu justamente para evitar problemas legais e financeiros, de ambas as partes, em contratos de aluguel anteriores à lei. Era muito comum dois cenários distintos: a inadimplência por parte do inquilino e poucos meios de recuperar esta dívida, bem como pedidos de despejo sem justa causa por parte do proprietário, para buscar negociações melhores.

 

Tento isso em mente que a Lei do Inquilinato atua e exige uma garantia locatícia válida em cada contrato de aluguel, permitindo que o inquilino tenha meios alternativos de arcar com a sua dívida em uma eventual inadimplência, bem como dá segurança ao proprietário, dispensando a necessidade de um despejo indevido.

 

Conhecendo as Garantias Locatícias

 

Hoje a Lei exige uma das 4 garantias locatícias válidas do mercado, sendo elas:

 

Fiador

O fiador é uma terceira pessoa no acordo de locação, um intermediário ao inquilino no cumprimento de responsabilidades financeiras em contrato. Ele precisa atender algumas exigências, que podem variar de acordo com a imobiliária ou desejo do proprietário, mas em via de regra precisa possuir imóvel quitado em seu nome e renda superior a três aluguéis.

 

Caução

A caução é um depósito feito em caderneta de poupança, autorizada pelo poder público, que irá cobrir despesas de inadimplência ou despejo, quando necessário. O valor é estipulado pelas partes, proprietário e inquilino, não podendo ultrapassar 3 vezes o valor do aluguel.

 

Título de Capitalização

Modalidade de caução, o título de capitalização segue o mesmo propósito, com a diferença de que o inquilino adquire um título em seu nome, sem  limitação de valor,  junto à instituição financeira. Esta garantia pode ser retirada para cobrir despesas ou, caso não seja necessário, o inquilino poderá reaver o saldo.

 

Seguro Fiança

O seguro fiança é uma garantia contratada junto à seguradora, na qual o locatário pagará um prêmio com base no valor da locação e, em contrapartida, a seguradora custeará toda e qualquer despesa que o inquilino não consiga arcar.

 

Prós e Contras das Garantias Locatícias

 

Entendendo um pouco o funcionamento de cada garantia locatícia fica mais fácil encontrar pontos positivos e negativos em cada uma delas. Confira a seguir:

 

Fiador

 

Dentre os pontos positivos do fiador está, claro, o fato de que é a única garantia que não gera custo algum ao inquilino, fazendo dela a garantia mais buscada, ao passo que é a menos desejada pelos proprietários e imobiliárias.

 

Já dentre os pontos negativos, claro, destacamos a sua baixa segurança nos casos de inadimplência, já que no papel o fiador precisará arcar com os custos, mas isso pode não ocorrer na prática. Além disso, as exigências e o alto grau de responsabilidade em cima do fiador faz com que seja cada vez mais difícil achar pessoas aptas ao papel.

 

Caução em dinheiro

A caução tem como ponto positivo a  dispensa da análise cadastral e maior agilidade para a contratação.

 

Já como ponto negativo destacamos o baixo  aporte inicial que o inquilino precisará desempenhar, em razão da limitação imposta pela Lei do Inquilinato.

 

Título de Capitalização

O título de capitalização  tem como ponto positivo a  dispensa da análise cadastral e maior agilidade para a contratação, além da possibilidade da definição do valor caucionado.

 

Como um ponto negativo está o aporte inicial  por parte do inquilino no início da contratação do imóvel alugado.

 

Seguro Fiança

A garantia por seguro fiança pode ser considerada a mais prática e eficiente das garantias para a locação. Com um processo ágil,  ela cobre tanto despesas de aluguel em atraso quanto demais encargos. Também destaca-se o baixo investimento por parte do inquilino, diluído ao longo do tempo de contrato.

 

Como ponto negativo está a necessidade de uma aprovação de crédito junto à seguradora, podendo ser um possível impeditivo na contratação por alguns candidatos à inquilino.

 

Dessa forma é possível analisar os cenários e considerar qual a melhor garantia locatícia para cada contrato de locação. De forma geral, o seguro fiança se mostra a garantia mais segura .

 

Vantagens de Firmar um Contrato de Locação com Imobiliária

 

Fazer um contrato de locação com imobiliária, ao invés de firmar acordos informais direto com o proprietário, diminuindo as possibilidades de quebra de contrato unilateral e, claro, tendo mais segurança no cumprimento da Lei do Inquilinato.

 

Considerando isso, se você for candidato a inquilino, considere uma garantia locatícia que realmente te dê segurança no contrato de aluguel e te dê independência na contratação.


Caso você seja uma imobiliária, revise seus processos e oriente seus inquilinos a buscar garantias mais seguras, para gerar mais segurança tanto para você quanto seus clientes proprietários. Quer saber mais sobre o seguro fiança? Então acesse o site da Sigafy.

Esse artigo foi útil? Avalie!