O consumidor mudou, prepare sua imobiliária.

A Era do Consumidor Digital: Sua empresa está preparada?


Novas tecnologias, interatividade e agilidade são as premissas do perfil do Consumidor 5.0

Ao longo dos anos, novas tecnologias foram criadas para facilitar a vida das pessoas, criar proximidade e conexões. Inovações que levaram empresas e marcas a conquistarem cada vez mais alcance, graças ao cenário da globalização digital.

Por outro lado, trouxe significativas mudanças para a forma de consumir e gerou um novo perfil de consumo, intitulado de Consumidor 5.0. 

Mas afinal, o que é Consumidor 5.0? 

O novo consumidor

Cercado por redes sociais e com fácil acesso a informações, esse novo perfil traz uma novidade. Não se trata mais apenas da idade, como antes eram categorizados os perfis de compra (Gerações X, Y ou Millennials). Explicando de forma simples e resumida, esse novo consumidor está relacionado ao seu comportamento de compra. No cenário digital, esse perfil de consumo alimenta-se e retroalimenta uma rede de dados através das redes sociais, exercendo muitas vezes um papel de “embaixadores” de marcas, mas também como juízes.

Sua opinião conta para sua audiência e isso pode ser benéfico ou maléfico para uma marca, dependendo do contexto. E-mails e notícias não perderam seus efeitos, mas diminuíram e muito a sua eficácia em relação às respostas nas redes sociais. Esses consumidores, ansiosos por respostas rápidas e soluções imediatas, tendem à uma compra mais racional, com pesquisas das opiniões de terceiros antes de fechar um negócio.

Como adequar sua empresa a este novo perfil?

A resposta está na mudança de foco. Antigamente, bastava dizer que a marca era a melhor ou mais tradicional para criar um elo que facilitaria a compra. Entretanto, nos dias atuais, é necessário provar! Ao mudar o foco da comunicação para explicitar a entregabilidade da sua empresa, elevar a experiência de consumo e tornar os processos mais ágeis, seja de comunicação quanto de burocracias, a empresa já ganha pontos.

Outro ponto relevante é a utilização de provas sociais, ou depoimentos de clientes que já compraram, endossando o que neuro especialistas como foco em marketing chamam de comportamento motivado por recompensa. Ou seja, quando há interferência através de mensagens subjetivas direcionadas ao cérebro do consumidor destravando objeções lógicas, têm efeito os chamados Gatilhos Mentais.

Todavia, para funcionar, os depoimentos precisam ser espontâneos, visto que a linguagem não verbal falta mais do que a própria comunicação.

Como o foco deve ser na experiência do usuário, ofertar serviços agregativos que elevem a percepção de que a marca realmente está debruçado em melhor atender, fará grande diferença.

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